Conheça um pouco sobre este esporte que vem conquistando cães e tutores que se preocupam com o bem estar e a saúde.

Mas o que é o Canicross?

Resumidamente falando, o esporte surgiu como uma necessidade de manter os cães em forma nos meses em que eles não estariam executando sua principal função, que era de puxar trenós. Sendo assim, no verão eram praticados esportes que pudessem combinar com a prática esportiva dos seu humanos tutores, como o conhecido cross country realizado na Europa, que são esportes como: corrida, esqui, ciclismo, praticados em terrenos rurais de obstáculos naturais.
Juntando estas ideias surgiram então os esportes que compõem o Canicross: Dog Run (Corrida com cão), Bikejoring (Ciclismo com cão), Skijoring (Esqui com cão), que nas áreas urbanas ganhou seu equivalente Skatejoring ou Rollerjoring ( Skate ou Patinação com cães). Dentro do Bikejoring ainda temos o Dog Scootering que utiliza os "patinetes" adaptados de bicicletas, os triciclos e os karts que simulam muito bem os trenós e podem ser utilizados com dois cães ou mais.

 

 

Utilizando os mesmos princípios e equipamentos do mushing (que são os meios de transporte na neve que utilizam tração com animais) e combinando algumas adaptações, podemos manter esta interação com nossos parceiros de quatro patas utilizando o arnês (peitoral específico para tração), a guia com amortecimento e o cinto de canicross preso ao condutor (tutor), podendo assim fazer a corrida de Canicross com seu cachorro tendo todo o controle durante o percurso. O desenho do arnês X-Back (peitoral tradicional e mais usado no mushing) é feito de forma a não prejudicar as articulações do canino durante a atividade e tendo o centro da força localizado na parte frontal, esta sendo a área mais forte do cão. O arnês possui forração macia, o que mantém o cão confortável durante a corrida.

Cinto Canicross

Cinto Canicross

Cinto Canicross

Cinto Canicross

No Bikejoring e no Skatejoring os equipamentos são praticamente os mesmos, mudando apenas a parte que prende ao tutor. No caso do Bikejoring a guia vai presa ao veículo, dispensando assim o cinto e sendo substituído por uma cinta para prender na bike. Já no Skatejoring a alça toma o lugar do cinto e o skate faz com que a carga tracionada pelo cão fique ainda mais leve.

Cinto CanicrossCinto Canicross

No link abaixo você pode tirar mais algumas dúvidas sobre os tipos de arnês:
https://www.nostropet.com/qual-tipo-de-arnes-escolher/

Pronto! Sabendo um pouco mais de como funciona o Canicross, agora é só escolher o equipamento e começar a correr!

IMPORTANTE!

Mas lembre-se! Antes de começar a praticar, faça exames médicos no seu pet e não esqueça de fazer os seus exames também. É importante estar em dia com a saúde, como em qualquer outro esporte.

Dicas para evitar acidentes

  • Seu cão deve aguardar aproximadamente de 2 a 3 horas depois de se alimentar para praticar esportes.
  • A água é importante, mas durante as atividades procure não dar muita água e não deixe ele beber rapidamente, apenas pequenos goles para molhar a boca. Após os exercícios, deixe o cão estar mais relaxado para oferecer a hidratação.
  • Pratique em horários com temperaturas mais baixas, para evitar o calor e o sol forte. Inicio ou fim do dia são os melhores horários.
  • Verifique sempre os locais onde irá correr com seu cachorro. Se for asfalto, toque o terreno com sua mão para certificar que não está quente demais, para não queimar os coxins (almofadinhas das patinhas do cão). Botinhas de proteção específicas para as atividades podem ser utilizadas se desejar. Verificar também se o terreno não apresenta muitas pedras ou cacos de vidro para não machucarem seu cão.
  • Alongamento e massagem após os exercícios são importantes, tanto para humanos quanto para os nossos parceiros de quatro patas.
  • Procure orientações de profissionais da área, tanto médicos veterinários quanto profissionais do esporte que tenham conhecimento também de esportes com cães.
  • No caso do Bikejoring e Skatejoring, a utilização de equipamentos de proteção, como capacetes, joelheiras, cotoveleiras etc, também são importantes, principalmente quando praticados por quem está iniciando ou por crianças.
  • Mantenha o cão identificado com coleira, que contenha o Nome dele e o telefone do Tutor, para caso ocorra algum imprevisto.

Qualquer dúvida sobre os equipamentos é só entrar em contato conosco! Bons treinos!