1 Shock Absorber e 1 Guia para Canicross (ou 1 Guia Shock Line).
Assista ao vídeo:
Do que é composto o kit de Canicross para 2 cães?
1 Cinto de Canicross;
2 Arneses X-Back (ou Bretelle);
1 Guia Shockline dupla para Canicross;
1 Neckline;
2 Coleiras.
Qual diferença entre Arnês Bretelle e Arnês X-Back?
Arnês Bretelle (Ou Colete Canicross Ajustável) O Arnês Bretelle possui a opção de ajuste na área do tronco, o que facilita na hora de vestir o pet, além de ser menor e não abranger toda extensão do corpo do cão. Ele fica mais preso ao cachorro e é mais indicado para animais que ainda não estão acostumados com a prática e que precisam de maior controle de seu condutor durante as atividades.
É uma boa escolha para quem pretende utilizar para práticas como Skatejoring ou Rollerjoring, facilitando o controle do seu cão com seu equipamento durante as manobras. Por ter estas caracterìsticas ele também é muito indicado para passeios.
Arnês X-Back O Arnês X-Back tem a garantia de conforto ao cão para grandes distâncias ou para cães que já estão habituados práticas esportivas de tração.
Este modelo acompanha a anatomia do corpo do cão, mantendo a coluna do animal na posição correta para a puxada, além de deixar o tórax livre para a respiração mais intensa. Para a utilização deste modelo devemos ter em mente que o equipamento é indicado para práticas esportivas de tração e que nestes casos o cão precisa estar à frente do condutor. Este modelo não funciona com cães que procuram correr ao lado do condutor ou que não estão habituados com as práticas de canicross ou bikejoring. Definitivamente não é um modelo indicado para passeio.
Observe que nos dois modelos os ombros do animal estão livres para movimentação, não interferindo nas articulações, mantendo o apoio na parte frontal (peito). O neoprene que forra a parte interna dos peitorais protege tanto de arranhões ou alergias que poderiam ser causadas pelo atrito do equipamento diretamente na pele do pet.
Qual tipo de arnês ou peitoral escolher para cada tipo de cão?
Escolher um arnês para Canicross adequado, muitas vezes é uma tarefa complicada, pois são muitas opções para cães diferentes. Não entre em pânico! Aqui está um guia para ajudar você a entender os tipos de arneses e escolher o mais adequado para o seu cão.
Quer seja para praticar Canicross de lazer ou de competição, a escolha de um arnês não pode ser feita por qualquer equipamento sem preocupação, muito pelo contrário! É a saúde e a segurança dos nossos cães que estão em jogo.
10 DICAS PARA ESCOLHER UM BOM ARNÊS PARA CANICROSS:
Adaptado à morfologia do cão.
Adequado para locomoção.
Leve.
Confortável (tecido não-irritante para a pele).
Que não prejudique o seu movimento natural.
Sem tiras sobre a ponta do ombro ou das omoplatas para evitar quaisquer patologias do ombro e gargalo.
Não há tiras sobre os quadris para lhe permitir impulsionar-se.
Preferencialmente sem cinta em volta do peito para que ele possa respirar profundamente.
Sem alça na parte de trás do cotovelo para não interferir em seu passo natural.
O ponto de tração deve ser localizado no melhor lugar em termos de seu centro natural da gravidade.
Em modo geral, a maioria dos arneses para Canicross podem servir na maioria dos cães. Mas, assim como para nós seres humanos quando escolhemos nossos sapatos, alguns vão ser mais adequados do que outros. O segredo é escolher o arnês mais adequado à morfologia do cão e seu modo de funcionamento. Portanto, é essencial observar o cão em movimento e prestar a atenção em como ele reage (como verificar o trote, o caminhar, o galope etc) antes de escolher o equipamento.
1. IDEAL PARA CÃES GRANDES
O ARNÊS X-BACK NOSTRO PET
Pode ser utilizado em cães de diversos tamanhos desde que tenha 8 kg ou mais. Este modelo é muito utilizado por cães de médio e grande porte.
CORPO DO CÃO: Longo, cilíndrico (largura do ombro = largura da anca), peito ligeiramente para baixo, as pernas fortes, pescoço forte e largo.
MARCHA: pode acelerar sem necessariamente ser trote de galope (muitas vezes até trotar), a tração é iniciada a partir da parte superior dos ombros, mas em um movimento estável e horizontal.
ARNÊS IDEAL: OARNÊS X-BACK NOSTRO PET é perfeito para cães longos e cilíndricos em tração constante. Para corridas de tração em grandes distâncias ou esportes derivados de alto desempenho. A vantagem deste equipamento é que fornece um ponto de fixação na base da cauda, o que é particularmente relevante para os cães que sentem-se confortáveis no trote de galope. Muito utilizado em competições de Canicross, Dog Run, Bikejoring, Sled Dog.
Possui a versão com ajustes também chamada de X-Back New Freccia, modelo exclusivo da Nostro Pet Canicross, ideal para cães em fase de transição para a idade adulta. Não é indicado para passeio.
Benefícios
Desvantagens
Leve, durável e confortável
Acolchoado
Não estrangula o cão
Liberta o ombros e a caixa torácica
Distribuição da força de tração
Estabilidade em curva
Fácil manutenção e limpeza
Fácil de colocar
Capacidade de adaptação
Preço acessível
Não ajustável
Erro na medição pode fazer com que o acessório fique desconfortável.
Não é indicado para passeio.
2. IDEAL PARA CÃES CURTOS OU PEQUENOS
ARNÊS BRETELLE NOSTRO PET
Apesar de ser mais utilizado por cães de pequeno e médio porte, este modelo pode ser usado em todos os portes. Por se tratar de um modelo mais versátil, que pode ser usado tanto para corridas e práticas esportivas ou para passeios, o modelo Bretelle (ou Colete Canicross Ajustável) é um equipamento muito indicado para cães que ainda estão tomando gosto pelo esporte.
Tem como principal característica se adaptar aos diversos tipos de cães e se adaptam com muito conforto as diversas estruturas anatomicas caninas.
CORPO DO CÃO: atarracado e musculoso, com uma linha de dorso curto, forte e ampla e muitas vezes menor na parte de trás do que na parte da frente.
MOVIMENTAÇÃO: tração média em um conforto galope chamado de "ineficiente" (relação de força, velocidade e distância a cada passo), e um trote confortável fácil de manter a distância.
ARNÊS IDEAL: ARNÊS BRETELLE NOSTRO PET. É um peitoral ajustável especialmente adequado para cães menores. Seu principal ativo é o seu ponto de fixação no meio das costas. É ideal para cães de baixa tração e traseira curta ou cauda cortada. Ele oferece conforto e segurança com o seu sistema de ajuste na caixa torácica. Além de possuir desengate rápido lateral, sendo mais prático para colocação e retirada do equipamento. Este modelo é muito indicado para práticas de esportes como: Skatejoring e Rollerjoring, que exigem maior agilidade do cão e maior controle por parte do tutor.
Benefícios
Desvantagens
Leve, durável e confortável
Acolchoado
Ponto de tração no meio do tronco
Ideal para raças menores
Fácil manutenção e limpeza
Fácil de colocar
Não machuca a cauda do cão
Preço adequado
Ao virar as curvas, o cão tem que compensar com seu traseiro.
Cintas mal ajustadas podem dificultar a respiração do cão.
Posso trocar o Arnês ou Peitoral se o tamanho ficar errado?
A Guia Shock Line é uma evolução do Shock Absorver e tem o mesmo propósito do anterior, porém o amortecimento já vem acomplado a guia de condução. Por conter menos partes conectáveis, se torna mais leve e fácil de manusiar. Seus mosquetões com trava rosqueável e destorcedor, protegem da abertura acidental e não deixam a guia enrolar durante as atividades.
Possui a versão para um ou dois cães.
Guia Shock Line para 1 cão
Guia Shock Line para 2 cães
O que é e para que serve a Guia Shock Ajustável (Skate e Passeio)?
A Guia Shock Ajustável pode ser utilizada para condução em passeios, bem como na prática esportiva com skate ou patins. Possui alça com forração em neoprene, que deixa o passeio ainda mais agradável e seguro. Possui a versão para um ou dois cães.
Guia Skate Shock Ajustável para 1 cão
Guia Shock Line Camaleonte para 2 cães com alça removível
Alça removível
O que é e para que serve a Neckline?
A guia neckline serve para manter o alinhamento dos animais na tração com dois cães, evitando a disperção para lados opostos.
Este equipamento é utilizado em combinação com as coleiras, pois ele possui um mosquetão em cada extremidade e estes mosquetões são conectados as argola das coleiras.
Quais os tipos de arneses mais conhecidos?
Modelo X-Back: Usado para a prática de Canicross, Skijoring, Bikejoring, Tração de Trenó, Triciclo e Scooter. É o modelo mais popular.
Modelo Weight Pulling: Utilizado para tracionar peso ou carga estática, como pneus etc.
Em competições de peso, por exemplo, onde os cães tracionam um carrinho comcarga de tijolos.
Arnês Bretelle: Modelo também conhecido como Canicross ajustável, utilizado para a prática de esportes ou para passeio. A principal diferença é tamanho mais reduzido e a opção de ajuste no tórax. Algumas pessoas preferem esse arnês por ser mais prático e por sua versatilidade de utilização em muitas atividades, além de se adaptar a diversos tamanhos de cães.
Cinto Canicross: O cinto para corrida permite conectar a guia com amortecimento ao arnês. Ele permite maior controle sobre o cão e mantém a segurança na prática esportiva.
Os modelos utilizados são o cinto tipo cadeirinha, que se molda ao quadril e possui alças que envolvem as pernas para maior fixação ao corpo. E o modelo tipo cinturão, com bolso para celular ou documentos e porta garrafa.
O modelo tipo cinturão é muito utilizado também para passeio controlado.
Cinto Canicross Fenice PRO (tipo cadeirinha):
Cinto Canicross com bolso e porta garrafa (tipo cinturão):